©2019 by BioBlitz Amazônia. Proudly created with Wix.com

Site_capa.jpg
 

Chegou a vez da região amazônica...

...Ter seu primeiro BioBlitz!

O "BioBlitz" é um evento global que tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies numa área específica ao longo de um curto período de tempo (24 horas), com o auxílio do aplicativo para celular iNaturalist. No "BioBlitz", cientistas, famílias, estudantes, professores e outros membros da comunidade trabalham em conjunto para obter uma contagem das plantas, animais, fungos e outros organismos que vivem em um lugar. Portanto, é um evento que integra a comunidade científica e não científica (crianças, adolescentes e adultos), com o objetivo de estimular o interesse do público pela biodiversidade, inspirar a curiosidade dos estudantes locais e despertar neles o desejo de proteger o nosso planeta.

O termo “BioBlitz” foi usado pela naturalista e funcionária do Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos, Susan Rudy. O primeiro "BioBlitz" ocorreu em Washington D.C., Estados Unidos, em 1996, onde aproximadamente 1.000 espécies foram identificadas juntamente com a comunidade local. Desde o sucesso do primeiro "BioBlitz", muitas organizações ao redor do mundo se inspiraram e repetiram esse evento. Agora chegou a vez da região Amazônica ter seu primeiro “BioBlitz”. Venha participar!

 

Por que Amazônia?

A Amazônia é a maior e mais diversa floresta tropical do Planeta. A região abriga milhares de espécies de animais e plantas que não existem em nenhum outro lugar no mundo. Belém é a segunda maior cidade da Amazônia brasileira, com quase 1,5 milhão de pessoas e pode ser considerada a porta de entrada da floresta!
O Parque Estadual do Utinga possui um fragmento de floresta Amazônica bem preservado e relativamente grande dentro da grande Belém. O Utinga abriga uma enorme biodiversidade, e muitas das espécies encontradas lá são exclusivas da Amazônia. A proximidade com o centro urbano e a diversidade de espécies do lugar faz deste um local único para a realização do "BioBlitz Amazônia". A área é facilmente acessível e segura, e é comumente usada pelos cidadãos locais para atividades ao ar livre, incluindo o ecoturismo.

 

Quando e onde?

O "Bioblitz" ocorrerá no Parque Estadual do Utinga, em Belém, no estado do Pará, nos dias 05 e 06 de Outubro 2019. O evento envolverá atividades direcionadas aos alunos selecionados. As atividades envolverão a busca e registro de plantas, animais, fungos e outros organismos que vivem no Parque. O evento é gratuito e serão oferecidos lanches para os selecionados.

 

Parque Estadual do Utinga

Nos encontraremos no Parque Estadual do Utinga. O endereço é: Av. João Paulo II, S/N, Belém - PA, 66610-770.
Confira a localização abaixo.

Inscrições

Confira abaixo como participar do "BioBlitz Amazônia"

AAA_©DoTS_32in_PedroPeloso_AB1_4104.jpg
Chrysomelidae03fev19.png
AAA_Syntermes_00.36.55_20abr19.png

Pré-requisitos

  • Ser estudante do ensino fundamental II (de 6° a 9° série), regularmente matriculado em escola pública ou particular;

  • Ter disponibilidade de participar dos dois dias de evento (05 e 06 de Outubro 2019);

  • Ter autorização de um responsável.

Seleção

A seleção será feita mediante sorteio, que incluirá 20 alunos de escolas públicas (10 meninos e 10 meninas) e 20 alunos de escolas particulares (10 meninos e 10 meninas). As inscrições estarão abertas de 09 a 20 de setembro de 2019. O resultado do sorteio será divulgado no dia 22 de setembro de 2019 no Facebook e no site do evento. Haverá uma lista de espera de 10 candidatos para as vagas de alunos que porventura forem sorteados e não puderem participar do evento.

Inscrições

As inscrições dos alunos serão feitas mediante preenchimento do formulário abaixo 

(clique aqui para acessar o formulário)

 

Não fui selecionado...

 

...ou não me encaixo nos pré-requisitos para participar do "BioBlitz Amazônia", como posso participar?

Durante os dias 05 e 06 de outubro, no Parque Estadual do Utinga (PEUt), a equipe do evento estará disponível para responder às questões referentes à biodiversidade Amazônica, e também auxiliar o público interessado a utilizar o aplicativo iNaturalist. Você é bem-vindo nessa atividade de busca e registro da nossa Biodiversidade, mesmo que não esteja dentre os alunos sorteados (para os quais haverão atividades e materiais exclusivos). Todos os registros feitos através do aplicativo, durante os dias do evento, serão automaticamente incluídos nos resultados do "BioBlitz Amazônia" -- o seu registro é muito importante! 

Estaremos no Centro de Acolhimento do PEUt, das 10:00 às 16:00, juntamente com representantes do Grupo de Estudos de Artrópodes da Amazônia, da Universidade Federal do Pará, e do Museu Paraense Emílio Goeldi. Venha nos visitar e conhecer um pouco mais sobre a diversidade da Amazônia!

 

Programação Dia 1

05/10/2019

 

14:00 - 14:30

Recepção e entrega dos materiais aos alunos

14:30 - 15:30

Abertura e apresentação do "BioBlitz Amazônia"

15:30 - 16:00

Lanche

16:00 - 19:30

Exploradores em ação (Parte I)

20:00

Fim das atividades do primeiro dia

Programação Dia 2

06/10/2019

 

07:30 - 08:00

Concentração

08:00 - 11:00

Exploradores em ação (Parte II)

11:00 - 11:30

Lanche

11:30 - 12:00

Encerramento do evento

testSeek_Photo_3_Abhas_Misraraj_Californ

iNaturalist

HISTÓRIA

O iNaturalist é uma rede voltada para pessoas que gostam de identificar a flora e fauna de seus arredores. A ideia principal é que todos possam contribuir para a ciência, onde cada uma das observações feitas auxilia na conservação da biodiversidade. Na tentativa de transformar os usuários e cidadãos em cientistas, o site foi transformado em um aplicativo (iNaturalist) para o celular, cujo objetivo é tornar ainda mais fácil a captura e o registro da biodiversidade de um determinado local.

O iNaturalist funciona da seguinte maneira: você posta uma foto de um animal ou uma planta no aplicativo com alguns dados observados (como data, local, hora, etc.) e os demais usuários cadastrados ajudam você a identificá-lo.

O mais legal é que os registros e as descobertas feitas são compartilhadas com instituições científicas que coletam dados sobre a Biodiversidade global, como a Global Biodiversity Information Facility. Sendo assim, os usuários auxiliam os cientistas do mundo inteiro a encontrar e utilizar essas informações coletadas pela comunidade local. O iNaturalist é um aplicativo gratuito e está disponível para Android e iOS

Para começar a explorar a biodiversidade da sua vizinhança, é simples: basta fazer o download (links abaixo), preencher o cadastro e criar uma conta de usuário. Baixe já o iNaturalist para participar do "BioBlitz Amazônia" e registrar o maior número de espécies que você encontrar no Parque Estadual do Utinga!

 

PATROCINADOR

 

APOIADORES

 
2WhatsApp Image 2019-09-11 at 11.39.16.j

Imprima o pôster de divulgação do "BioBlitz"

Acesse o link abaixo, baixe o pôster, imprima e divulgue na sua escola este evento.

 

Informações Gerais

Dúvidas pelo e-mail: bioblitz.amazonia@gmail.com

Nos acompanhe também no Facebook!

 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now